Fale agora com um vendedor!
Blog
14/08/2018
Desafios do Saneamento
Em todo o país há investimentos sendo feitos na construção de estações de tratamento de água e esgoto e essas enormes estruturas precisam de atenção.

Saneamento Básico um direito de todos

 

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

 

 

No Brasil

Em todo o país há investimentos sendo feitos na construção de estações de tratamento de água e esgoto e essas enormes estruturas também precisar estar sempre o mais vedadas possível contra infiltrações. O contato constante com água pode causar o surgimento de fissuras, que podem facilmente ser resolvidas com nosso serviço de impermeabilização.

 

Investimento necessário

Segundo os dados, o setor teria de investir uma média anual de R$ 15,2 bilhões em abastecimento de água e tratamento de esgoto nos próximos 20 anos para atingir a meta de universalização do saneamento básico em 2033, prazo estabelecido no Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB)

 

Acesso ao Saneamento básico

De acordo com um levantamento, dos 5.570 municípios brasileiros, apenas cerca de 1,6 mil têm ao menos uma estação de tratamento de esgoto. São aproximadamente 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto e mais de 35 milhões sem receber água potável.

 

Desafios do Saneamento

Dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) mostram uma realidade longe do ideal e de desigualdade no imenso território brasileiro: 93% da população têm abastecimento de água, mas é preciso chegar às áreas rurais e aos pequenos municípios. Já o esgotamento sanitário alcança 59,7% da população, principalmente na Região Sudeste. Desse esgoto coletado, apenas 45% são tratados adequadamente, o que agrava os problemas urbanos, com consequências para a saúde e a qualidade de vida.

  

É necessário estimular novos atores

O governo federal tem plena consciência de que o problema é maior do que as suas boas intenções e precisa, com urgência, de parcerias não apenas com os outros entes da Federação, mas também com as concessionárias públicas e privadas. É necessário estimular a entrada de novos atores dispostos a contribuir com a difícil, porém, não impossível, tarefa de universalizar o saneamento no país e cumprir, com celeridade, os objetivos definidos no Plano Nacional de Saneamento Básico.

 

 

Gostou? Assine nossa Newsletter e receba mais informações.

Maxton Brasil | Impermeabilizantes e Aditivos de Qualidade

www.maxtonbrasil.com..br

 

(48) 3878-9000 / (48) 3878-9007
vendas@maxtonbrasil.com.br
Av. Ivo Lucchi, 125 - Jardim Eldorado - Palhoça - SC - CEP 88.133-510
Newsletter