O telhado verde é feito em camadas, formando um sistema sustentável perfeito para a conservação das plantas e proteção da estrutura. São realizadas adaptações e revisão de toda a superfície antes da colocação dos materiais. Isso evitará problemas futuros com infiltrações e vazamentos.
Inicialmente, a estrutura é impermeabilizada por meio de uma membrana à prova d’água. A seguir, é posta uma barreira contra as raízes da vegetação para que não elas prejudiquem a base quando crescerem. Então é a vez da camada responsável pela drenagem da água. Normalmente utiliza-se argila expandida, que facilita o escoamento da água, mantém o solo arejado e também impede o apodrecimento das raízes.
Em seguida, é colocada uma manta geotêxtil permeável para impedir que a terra e a argila se misturem. A terra e a vegetação são colocadas em seguida. É importante que a camada de terra adubada seja de, no mínimo, 10 centímetros. Dependendo do índice pluviométrico da região, será necessário instalar um sistema auxiliar de irrigação também.
Além de aumentar a beleza da residência de forma singular, há diversos outros benefícios na implementação de camada vegetal no telhado. Confira!
RETÉM A ÁGUA DA CHUVA
A vegetação e a terra ajudam a drenar as águas da chuva. Assim, contribuem de maneira bastante significativa para a diminuição de enchentes e alagamentos nas cidades. A água retida servirá para regar as plantas — contribuindo para o sistema sustentável — e o restante ainda poderá ser reutilizado para outros fins.
DIMINUI AS TEMPERATURAS INTERNA E EXTERNA
Lajes e telhas propagam altas temperaturas em grande escala. O telhado verde, por sua vez, absorve cerca de 90% mais calores que essas construções tradicionais. Dessa forma, a temperatura no interior da obra é mantida amena — impedindo que o calor entre durante o verão ou saia durante o inverno. Com isso, o consumo de energia, com ares-condicionados ou aquecedores, também diminui.
REDUZ A POLUIÇÃO
Quanto mais telhados verdes, menos poluição! A vegetação absorve carbono e outros gases resultantes da poluição e libera oxigênio na atmosfera.
PROMOVE O REEQUILÍBRIO AMBIENTAL E A BIODIVERSIDADE
Ao plantar várias espécies de vegetação no telhado ecológico, há um aumento da biodiversidade e do o reequilíbrio ambiental, principalmente se forem usadas plantas nativas. Esse espaço será um miniecossistema e servirá como um habitat para pássaros, borboletas, dentre outros.
CONTRIBUI PARA MAIOR DURABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES
Telhados convencionais e lajes precisam de reparos de tempos em tempos por ficarem expostos diretamente ao clima e as suas variações. Ao proteger a estrutura e aumentar sua durabilidade, o telhado verde exige menos manutenção.
As vantagens são extremamente abrangentes, pois beneficiam não só os que moram na residência, mas também a sociedade e o ecossistema. Além de criar um efeito visual maravilhoso, o espaço pode ser usado para recreação e aumenta o contato com a natureza e a qualidade de vida.
Gostou? Então compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas possam entender o assunto!