Em muitos tipos de obra no Brasil existem túneis, como metrôs, barragens, rodovias, aeroportos etc., que auxiliam nas transposições de diversas situações, como em cidades, serras e rios. Como é perceptível, túneis são totalmente formados por estruturas de concreto que devem estar sempre sendo vistoriadas e bem cuidadas para que fissuras e rachaduras nunca ponham a vida de trabalhadores e transeuntes em risco.
Os sistemas de impermeabilização ou drenagem de água em túneis estão cada vez mais em evidência. Isso porque a infiltração de água aumenta a insalubridade nesse ambiente, com presença de fungos e bolor, além de causar desconforto aos usuários. Como a água normalmente está presente nos processos de escavação subterrânea, especialistas brasileiros discutem e desenvolvem métodos apropriados para estancar esse problema nas obras.
A presença de água num túnel danifica equipamentos como máquinas de chave, de sinalização, ventilação, entre outros. Outros problemas são notáveis, como infiltrações em fissuras de retração e de origem térmica, infiltrações em juntas de concretagem, infiltrações em falhas de concretagem (ninhos, vazios), dissolução por HC das mantas asfálticas, concreto de baixa permeabilidade, entre outras.
Maxton Brasil
Impermeabilizantes e Aditivos de Qualidade
www.maxtonbrasil.com.br
.